O quê é?
Um projeto de cuidado coletivo que utiliza a escrita como meio de organização interna e fortalecimento emocional para enfrentar a adaptação ao contexto universitário.
O ingresso na universidade é um momento marcado por angústias e medos relacionados ao novo ambiente, às novas experiências, à diversidade de pensamentos e comportamentos, além das diversas exigências que a realidade e a dinâmica universitárias invariavelmente trarão a quem está ingressando. São muitas mudanças para absorver, e por vezes elas são sentidas como impossibilidade, incapacidade pessoal, sensação de menos-valia em relação ao ambiente e aos colegas, dentre outras dificuldades que o processo de adaptação faz emergir.
Podemos resumir todo esse turbilhão de emoções, sensações, pensamentos, e exigências como uma sensação de estranhamento - muito frequente, e em certa medida esperada - sempre que se inicia um novo caminho, sobretudo quando estamos diante de um caminho tão importante como a escolha de um curso universitário, de uma profissão e de um futuro.
Ingressar em uma universidade e se formar em um curso superior é um processo bastante gratificante, e assim deve ser, mas é preciso reconhecer que pode ser também um gerador de angústia e inseguranças.
É para ajudar no atravessamento desse processo que convidamos todos os ingressantes a escrever sobre sua experiência de ingresso neste universo. É preciso nomear a estranheza para se lidar com ela, para que ela não se torne um conteúdo assustador e desestabilizante.
O objetivo da Escrita Acadêmica é promover saúde mental, reduzindo as dificuldades na adaptação ao contexto universitário.
Quem pode participar?
Esta atividade é exclusivamente voltada para ingressantes deste ano, com matrícula em todos os cursos de graduação da EFLCH.
O que é necessário para participar?
O (a/e) ingressante apenas irá precisar de duas coisas:
1 - A iniciativa de escrever a respeito de seu estranhamento (obs.: já sabemos que ele está aí, só precisando ser nomeado!);
2 - Um e-mail institucional.
Como?
A partir de registros escritos (digitados).
O NAE enviará semanalmente o convite por e-mail com um formulário para registrar por escrito como foi sua semana. A única regra é que sua escrita deve ser livre. Escreva seus pensamentos, sentimentos, memórias, angústias, experiências alegres e tristes, prazerosas ou dolorosas. O importante é se colocar na posição de escritor (a/e) da sua experiência acadêmica. Sua escrita pode ser um amontoado de impressões; uma história narrada; em versos; em forma de anotações; um registro de episódios marcantes; ou uma ficção. Construa e reconheça o seu estilo.
Onde?
Em qualquer lugar! Na universidade, em casa, no transporte coletivo. O formulário estará no seu e-mail e você poderá escrever pelo computador ou celular.
Quando?
A “Escrita Acadêmica” dura todo o primeiro semestre, sugerimos que escreva pelo menos uma vez por semana, para que você se permita perceber os benefícios de escrever a respeito de sua adaptação na universidade. É fundamental que você reserve um tempo para refletir sobre sua experiência acadêmica no decorrer de seu primeiro semestre.
Por quê?
Ao escrever sobre suas experiências, você reflete sobre elas, se conecta com suas emoções e as reconhece. Isso pode lhe ajudar a diminuir a ansiedade, o estresse, e as inseguranças, além de promover uma maior clareza mental sobre o que se passa com você “em curso”, contribuindo para uma maior sensação de pertencimento ao lugar, facilitando sua concentração e seu foco no aprendizado. Este fortalecimento lhe permitirá explorar mais seu potencial para enfrentar os desafios universitários, atuando positivamente sobre o seu desempenho acadêmico.